Skip to content

O Kariti é um sistema web que possibilita a criação e correção de cartões-resposta para provas objetivas. Ele também cadastra provas e relaciona cada prova a uma aluno, para que o usuário tenha o mínimo trabalho para administrar suas correções.

Notifications You must be signed in to change notification settings

karitisystem/kariti

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

51 Commits
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

Kariti - Sistema gratuito e de códigos abertos para o suporte à correção de atividades

Apresentação

O Kariti é um sistema web que possibilita a criação e correção de cartões-resposta para provas objetivas. Ele também cadastra provas e relaciona cada prova a uma aluno, para que o usuário tenha o mínimo trabalho para administrar suas correções.

Instalação de depencências

Instalando WAMP

O sistema foi projetado para funcionar no sistema operacional Windows, mas roda perfeitamente em computadores Linux. Para instalar o sistema, é preciso possuir um servidor local, para isso usaremos o WAMP. Baixe e instale o WAMP na sua máquina. Após instalar o WAMP e coloque a pasta contendo o Kariti dentro da pasta www. Agora precisamos mudar o arquivo php.ini contido dentro do apache do Wamp. dentro da pasta do Wamp, navegue pelo diretório \bin\apache\apache2.4.46\bin\ (talvez o seu não seja apache2.4.46, atente-se a isso), aqui você pode abrir com o bloco de notas o arquivo php, nele você vai mudar a configurção de 3 chaves, conforme mostradao a frente:

  1. post_max_size = 100M

  2. upload_max_filesize = 100M

  3. max_file_uploads = 90

Salve o arquivo e feche-o. Caso esse procedimento não seja feito, o número de imagens corrigidas por vez estará limitado.

  • Instalando a máquina virtual com o Python

Antes de começar, certifique-se que há instalado na máquina que servirá como servidor, o pip e o Python 3.8.5 (versão mínima) ou alguma até a 3.10.3 (versão máxima), outra versão fora desse intervalo pode causar incompatibilidade com as bibliotecas utilizadas. Talvez sua máquina não reconheça o pip e o python como comandos externos, pra isso você precisar adicionar o path do python ao sistema, clique aqui para seguir um tutorial. Em seguida, dentro da pasta Kariti, crie uma pasta onde colocaremos nossa virtual env, ela se chamará my_envs. Abra o terminal dentro da pasta que acabou de criar (my_envs) e instale o módulo responsável por criar a máquina virtual (caso ainda não tenha-o instalado), usando:

pip install virtualenv

Após a instalação do módulo, vamos criar a máquina virtual nessa pasta e chamá-la de my_env_w (Windows) ou my_env_w (Linux), para isso usaremos:
Para o Windows:

virtualenv my_env_w

Para o Linux:

virtualenv my_env_w

Agora vamos iniciar instalando as bibliotecas necessárias do python. Para isso vamos ativar a nossa máquina virtual. Com o terminal ainda no diretório my_envs digite:

Windows (Powersheel):

my_env_w\Scripts\activate

Linux (Bash):

source my_env_l/bin/activate

Agora vamos utilizar o pip, dentro da nossa máquina virtual, vamos instalar as bibliotecas necessárias para o funcionamento do sistema. Para isso, dentro da pasta kariti, basta digitar o seguinte comando:

pip install -r ../requirements.txt

O Composer e o PHPMailer são duas depedências importantes para o sistema, mas não precisam ser instaladas porque já veem implementadas.

Configurando o sistema

Nesse momento vamos configurar o arquivo de configuração do sistema, com o notepad ou algum editor de texto abra o arquivo settings.ini na pasta Kariti. A primeira sessão que iremos configurar, será a sessão SYSTEM. Aqui vamos modificar a chave OS, que será onde indicaremos para o sistema qual Sistema Operacional estamos utilizando, você pode colocar "windows" ou "linux", sem as áspas. Em seguida vamos configurar a chave cut_path_w (caso esteja instalando em um sistema windows) ou cut_path_l (caso esteja instalando em um sistema linux), aqui nós vamos colocar o caminho absoluto até a pasta do Kariti seguido de uma "/". Exemplo:

C:/wamp64/www/kariti/

Agora vamos configurar a sessão MAIL. A primeira chave que vamos configurar será a chave user, aqui você irá colocar o email responsável de enviar todos os emails. Exemplo:

A próxima chave é password, nessa você insere a senha do email acima. Por último, a chave name, nessa chave você insere o nome do remetente desses emails, você pode colocar o nome da sua instituição ou algo como "Não responder esse email". Para que o envio de email por meio dessa conta seja possível, é necessário ativar a opção de Apps menos seguros. Esse é o método para o gmail. Recomenda-se a criação de um email (@gmail ) apenas para realizar essa tarefa.

Funções do Sistema

Login

Na primeira tela é onde o professor irá informar suas informações para entrar no sistema. O cadastro dos professores poderá ser feito apenas pelo usuário mestre, cujo usuário padrão é master_user e a senha padrão é 12345678, podendo ser modificados.

Em seguida, temos a página de MENU, onde temos os itens USUÁRIO, ALUNO, TURMA e PROVA.

Usuário

Nessa sessão é possível realizar todas as operações em relação as turmas. Essa área só está disponível para o usuário mestre.

Cadastrar Usuário

Para cadastrar um professor como usuário bastar inserir as informações: nome de usuário(informação usada para acessar o login), nome completo do professor e uma senha para o professor.

Visualizar Usuário

Aqui estão todos os professores que o usuário master cadastrou. É possível filtar os professores pelo nome digitando parte do nome na barra de pesquisa. Também é possível editar as informações de um professor clicando no ícone de lápis do lado do professor, ou excluir o professor clicando no ícone de lata de lixo.

Aluno

Nessa sessão é possível realizar todas as operações em relação aos estudantes.

Cadastrar Aluno

Para cadastrar alunos, existem dois meios:

  1. Por CSV: Para cadastrar alunos por CSV, você pode baixar o modelo clicando em Baixar Modelo CSV e preencher com Nome, Email e Número de Matrícula do aluno, conforme o modelo e sem deletar a primeira linha (cabeçalho). Em seguida clique em Procurar Arquivo, selecione o arquivo que você acabou modificar e clicar em Cadastrar CSV.
  2. Manualmente: Basta inserir as informações de Nome, Email e Número de Matrícula do aluno. Em seguida basta clicar em Cadastrar Aluno e o aluno será criado.

Visualizar Aluno

Aqui estão todos os alunos que um professor cadastrou. É possível filtar os alunos pelo nome digitando parte do nome na barra de pesquisa. Também é possível editar as informações de um aluno clicando no ícone de lápis do lado do aluno, ou excluir o aluno clicando no ícone de lata de lixo.

Turma

Nessa sessão é possível realizar todas as operações em relação as turmas.

Cadastrar Turma

Para criar uma turma basta inserir as informações de Nome da Turma, Nome do Curso e selecionar os alunos dessa turma. Para ajudar na tarefa de selecioar os alunos, é possível fazer isso utilizando um CSV, para isso basta baixar o modelo CSV clicando em Baixar Modelo CSV e preencher o modelo, cada linha pode ser preenchida com Nome, Email ou Número de Matrícula de um aluno previamente cadastrado. Depois clique em Procurar Arquivo e selecione o arquivo que você acabou de editar, em seguida clique em Cadastrar CSV e os alunos serão selecionados.

Visualizar Turma

Aqui estão todas as turma que um professor cadastrou. É possível filtar as turma pelo nome digitando parte do nome na barra de pesquisa. Também é possível editar as informações de uma turma clicando no ícone de lápis do lado da turma, ou excluir a turma clicando no ícone de lata de lixo.

Prova

Nessa sessão é possível realizar todas as operações em relação as provas.

Cadastrar Prova

Para criar uma prova, basta inserir as informações:

  1. Nome da Prova
  2. Selecionar a turma pra essa prova
  3. Quantidade de questões (1 - 20)
  4. Quantidade de alternativas (a - g)

Após fazer isso, clique em GERAR PROVA. Em seguida precisamos inserir a data da prova e as informações do gabarito. Em Data, clique em dd para alterar o dia, em mm para alterar o mês e aa para alterar o ano. Quanto ao gabarito, clique em uma das bolinhas para indicar qual a resposta correta para aquela questão. Do lado das bolinhas é possível definir o peso de cada uma das questões. Depois basta clicar em CADASTRAR PROVA que a prova será criada.

Corrigir Prova

Clicando em Procurar Arquivos você pode selecionar uma ou mais imagens das provas que foram preenchidas e escaneadas. Após clicar em Enviar Arquivo o sistema irá carregar e corrigir as provas.

Verificar Prova

No primeiro campo selecionamos a prova do nosso interesse, no segundo campo selecionamos se queremos a prova de apenas um aluno ou de todos os alunos relacionados àquela prova. O botão GERAR CARTÃO RESPOSTA gera um pdf com os cartões resposta para cada um dos alunos selecionados. O botão VERIFICAR PROVA leva para a tela ANÁLISE DE PROVA, onde é possível ter informações mais detalhadas da prova selecionada.

Análise de Prova

Nessa janela é possível Verificar o número de acertos e nota total na prova para cada aluno. Para os alunos selecionados é possível:

  1. Baixar Provas: Esse botão gera um pdf com a prova dos alunos. A prova mostra a nota obtida pelo aluno e onde esse aluno acertou e errou.
  2. Baixar CSV: Esse botão gera um CSV contendo nome da prova, id do aluno, nome do aluno e nota do aluno.
  3. Enviar por email: Esse botão envia um email para os alunos com um resumo do desempenho dele na prova. Junto acompanha um pdf com sua prova mostrando erros e acertos.
  4. Deletar Prova: Esse botão exclui toda a prova.

About

O Kariti é um sistema web que possibilita a criação e correção de cartões-resposta para provas objetivas. Ele também cadastra provas e relaciona cada prova a uma aluno, para que o usuário tenha o mínimo trabalho para administrar suas correções.

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published

Contributors 3

  •  
  •  
  •