Skip to content

Biblioteca go que permite a execução de um pipeline

License

Notifications You must be signed in to change notification settings

dadosjusbr/executor

Repository files navigation

executor

A partir da necessidade da configuração de um Pipeline no DadosJusBR, criamos um pacote em Go chamado executor. Ele será utilizado dentro da orquestradora Alba e sua principal função é ser capaz de definir, configurar e executar um Pipeline.

Consideramos um Pipeline como uma sequência de estágios que visam realizar uma tarefa macro, onde essa tarefa foi dividida em uma série de programas "dockerizados" que são executados de forma sequencial. De forma simplificada, a saída padrão de um estágio vira a entrada padrão do estágio seguinte.

Requisitos

  • docker
  • bash
  • git

Entendendo um Pipeline DadosJusBR

Considerando o contexto do DadosJusBR, o pipeline capaz de atingir a tarefa de libertação de dados do sistema judiciário brasileiro tem os seguintes estágios:

  • Coleta: Etapa responsável por encontrar, fazer o download dos arquivos e consolidar/traduzir as informações para um formato único do DadosJusBr;
  • Validação: Responsável por fazer validações nos dados de acordo a cada contexto;
  • Empacotamento: Responsável por padronizar os dados no formato de datapackages;
  • Armazenamento: Responsável por armazenar os dados extraídos, além de versionar também os artefatos baixados e gerados durante a coleta;

Cada programa capaz de cumprir um estágio é dockerizado, ou seja, escrito de forma capaz de ser executado pela ferramenta docker, com os comandos "docker build"(que constrói uma imagem a partir das especificações definidas) e "docker run"(que executa essa imagem em um container).

No Pipeline, cada estágio, exceto o primeiro, recebe a saída padrão do estágio anterior, essa é uma forma de compartilharem informações. Também podemos definir um estágio chamado ErrorHandler, que será construído e executado quando ocorrer um erro no fluxo padrão. Consideramos como fluxo padrão a sequência de estágios descrita na definição do Pipeline.

Uma vez que sua aplicação seja dockerizada, você pode utilizar o executor para configurar e executar um Pipeline de acordo com suas necessidades.

Configurações, compartilhamento de informações e tratamento de erros

Variáveis de ambiente

É possível configurar variáveis de ambiente tanto para o docker build quanto para o docker run do seu estágio. E, caso elas se repitam para todos os estágios, você também pode defini-las como variáveis padrão. Para que essas customizações pudessem ser realizadas, adicionamos na sintaxe do Pipeline estruturas especiais que devem ser configuradas a partir da sua necessidade: BuildEnv, RunEnv, DefaultBuildEnv e DefaultRunEnv.

Exemplo

buildEnv := map[string]string{
    "COMMIT":           "1a2b3c4d5e",
}

runEnv := map[string]string{
    "URL":           "https://dadosjusbr.org",
    "OUTPUT_FOLDER": "/output",
}

Volume dadosjusbr

Antes de iniciar a execução do primeiro estágio de um Pipeline, nós criamos um volume chamado dadosjusbr. Esse volume é do tipo bind e será montado em uma pasta local(chamada output) criada a partir do diretório base que você nos informa na definição do Pipeline (Veja linhas 27 e 35 da estrutura do Pipeline). A cada "docker run" de um estágio, esse mesmo volume é utilizado para espelhar o conteúdo da pasta /output de dentro do container em execução para a sua pasta local.

$ docker run -i -v dadosjusbr:/output stage-coleta

Por isso, nós recomendamos fortemente que quando o seu programa precisar persistir arquivos ele utilize a pasta /output dentro do container. E assim o seu diretório base local tera todos os conteúdos persistidos pelos estágios.

Tratamento de erros

Caso você deseje descrever um comportamento padrão para quando houver erro na execução do pipeline, você vai definir um estágio especial para isso: o que nós chamamos de ErrorHandler. Ele será construído e executado como os demais, porém, se ocorrer outro erro, interrompemos a execução e retornamos todos os detalhes da execução do Pipeline até aquele ponto.

Aqui, consideramos erro quando a construção ou execução de uma imagem levanta um erro durante seu processamento ou quando não levanta erro mas retorna um status diferente de 0(OK).


Como usar o pacote executor?

O tutorial de utilização pode ser encontrado nesse link. E o código completo do tutorial aqui.

Para mais detalhes, dúvidas ou sugestões você pode entrar em contato conosco pelo email [email protected].

Esse pacote foi desenvolvido a partir de todo o trabalho e experiência dos integrantes do time DadosJusBR.

About

Biblioteca go que permite a execução de um pipeline

Topics

Resources

License

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published

Contributors 3

  •  
  •  
  •  

Languages